quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O QUE NÃO VEM DE DEUS

A Bíblia em um ano:
Salmos 49-50
Romanos 1

“Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valorosos; porque Saul, vosso senhor, é morto, e a casa de Judá me ungiu por seu rei. Ora, Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou a Is-Bosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, e o constituiu rei sobre Gileade, sobre os asuritas, sobre Jizreel, sobre Efraim, sobre Benjamim e sobre todo o Israel. Quarenta anos tinha Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos, A casa de Judá, porém, seguia a Davi.”
2Samuel 2.7-10



Nada que não foi determinado por Deus pode subsistir e perdurar por muito tempo.

Davi havia sido declarado rei por Deus diante de todo Israel, mas o homem constituiu Is-Bosete seu próprio rei. Isso gerou uma divisão dentro da nação de Israel: parte seguia ao rei Is-Bosete e parte a rei Davi.

Não é curioso como se parece a situação dos dias atuais nas igrejas? Dentro das congregações há pessoas que estão voltadas para as doutrinas e ensinamentos que Cristo instituiu para Sua Igreja. Há, porém, pessoas que estão voltadas para as doutrinas e ensinamentos que o próprio homem constituiu. E, conseqüentemente, há uma divisão notória de opiniões e valores a respeito daquilo (ou daquele) que deveria ser unânime entre o povo de Deus, a saber, o alvo: Jesus Cristo.

A verdadeira Igreja de Cristo, porém, não se deixa convencer pelos conceitos aplicados pelos homens, nem se deixa conduzir por eles. Ela prevalece como Judá: seguindo o rei que foi instituído por Deus (em Israel, Davi; na Igreja do Senhor, o Rei Jesus).

Is-Bosete até tentou fazer persistir seu reinado, mas dois anos foi o tempo necessário para ser findo seu mandato. Davi, determinado por Deus, reinou quase 8 anos e teve seu nome impresso na História como um dos maiores exemplos de temor e adoração a Deus, provando que o que foi instituído por Deus não pode ser destituído pelo homem, nem pelo tempo, nem por quem quer que seja.

Bem assim, brevemente se verá a vitória final daqueles que não abrem mão dos santos ensinamentos do Senhor e que negaram tudo em suas vidas por amor a Jesus. Nos alegra a certeza de saber que essa divisão não pode enfraquecer o Reino de Deus: “Houve uma longa guerra entre a casa de Saul (seguidores de Is-Bosete) e a casa de Davi; porém, Davi se ia fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo” (2Samuel 3.1)...

"Tira do meio do Teu povo, Senhor, a divisão que gera fraqueza espiritual. Em nome de Jesus Cristo, ensina-nos a sermos mais obedientes a Ti e tementes ao Senhor e aos Teus estatutos, que são santos e retos. Não há necessidade de o homem refazê-los nem repará-los. Há, sim, grande necessidade de se segui-los com amor e temor. Ensina-nos a olhar-Te com certeza que Tu és suficiente para nós e nenhum dos Teus planos podem ser frustrados. Por amor ao Teu nome, por favor tenha misericórdia dos que Te amam sobre tudo e querem ver imposta a Tua justiça, para permaneçam firmes, com mãos esforçadas a serviço do Reino e como servos valorosos segundo as Tuas determinações, até que venhas nos buscar para Ti mesmo... e finalmente nos dê o descanso eterno. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É MUITO BEM VINDO PARA COMENTAR OS ARTIGOS SERA RECEBIDO COM MUITO CARINHO E CONSIDERAÇÃO