sábado, 24 de dezembro de 2011

E, estando com eles,
determinou-Ihes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a
promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5 - Porque, na verdade, João
batizou com água, mas vós sereis batizados
com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois
destes dias. 6 - Aqueles, pois, que se
haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo
o reino a Israel? 7 - E disse-Ihes: Não vos pertence saber os tempos ou
as estações que o Pai estabeleceu pelo seu
próprio poder. 8 - Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir
sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto
em Jerusalém como em toda a Judéia e Samária e
até aos confins da terra. 9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às
alturas, e uma nuvem o recebeu,
ocultando-o a seus olhos. 10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia,
eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, 11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que
estais olhando para o céu? Esse JESUS, que dentre vós foi recebido
em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. A PROMESSA DO PAI. O prometido dom do Pai (Jl
2.28,29; Mt 3.11) é o batismo no ESPÍRITO SANTO (ver v. 5). O cumprimento
desta promessa, no entanto, é descrito como ser cheios do ESPÍRITO SANTO
(2.4). Assim, batizado no ESPÍRITO e cheio do ESPÍRITO , às vezes, são
usados como equivalentes nas Escrituras. A partícula grega que aparece nos
pertinentes textos do NT leva para a tradução com ou no ESPÍRITO SANTO, em
se tratando do batismo pentecostal. Este batismo com ou no ESPÍRITO SANTO,
não deve ser identificado com o recebimento do ESPÍRITO SANTO na ocasião da
regeneração. São duas obras distintas do ESPÍRITO, muitas vezes separadas
por um período de tempo.

BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO. A preposição com é a partícula grega en,
que pode ser traduzida como em ou com . Por isso, muitos preferem a tradução
sereis batizados no ESPÍRITO SANTO . Da mesma forma, batizados com água pode
ser traduzido batizados em água . O próprio JESUS é aquele que batiza no
ESPÍRITO SANTO os que nEle crêem.

RECEBEREIS A VIRTUDE. O termo original para virtude é dunamis, que
significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de
Atos. O propósito principal do batismo no ESPÍRITO SANTO é o recebimento de
poder divino para testemunhar de CRISTO, para ganhar os perdidos para Ele, e
ensinar-lhes a observar tudo quanto CRISTO ordenou. Sua finalidade é que
CRISTO seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de
DEUS (cf. Mt 28.18-20; Lc 24.49; Jo 5.23; 15.26,27). (1) Poder (gr. dunamis)
significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o
poder divino em operação, em ação. O batismo no ESPÍRITO SANTO trará o poder
pessoal do ESPÍRITO SANTO à vida do crente. (2) Note que neste versículo
Lucas não relaciona o batismo no ESPÍRITO SANTO com a salvação e regeneração
da pessoa, mas com o poder celestial no interior do crente para este
testemunhar com grande eficácia. (3) A obra principal do ESPÍRITO SANTO no
testemunho e na proclamação do evangelho diz respeito à obra salvífica de
CRISTO, à sua ressurreição e à promessa do batismo no ESPÍRITO (cf.
2.14-42).

SER-ME-EIS TESTEMUNHAS. O batismo no ESPÍRITO SANTO não somente outorga
poder para pregar JESUS como Senhor e Salvador, como também aumenta a
eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso
relacionamento com o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO por termos sido cheios
do ESPÍRITO (cf. Jo 14.26; 15.26,27). (1) O ESPÍRITO SANTO revela e torna
mais real para nós a presença pessoal de JESUS (Jo 14.16-18). Uma comunhão
íntima com o próprio JESUS CRISTO resultará num desejo cada vez maior da
nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador. (2) O ESPÍRITO SANTO
dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), as quais
glorificam a CRISTO (Jo 16.14),

não somente com palavras, mas também no modo de viver e no agir. Daí, quem
tem o testemunho do ESPÍRITO SANTO a respeito da obra redentora de JESUS
CRISTO, manifestará com certeza, à semelhança de CRISTO, o amor, a verdade e
a justiça em sua vida (cf. 1 Co 13).

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